top of page

Representante Comercial

Navegue

     Mascate, caixeiro-viajante, vendedor, representante comercial. Seja qual for a época e a nomenclatura, estes profissionais são responsáveis por percorrer ruas, bairros, cidades e países para oferecer produtos, divulgar o progresso e disseminar culturas. 

       Esta atividade mercantil é uma das mais antigas do mundo. Desde o princípio da humanidade que a arte comercial acompanha a evolução do homem. Vender é tão importante quanto produzir. Por isso que a profissão de representante comercial requer a utilização de inúmeros princípios. 

     Com a sanção da Lei nº 4.886, em dezembro de 1965, foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais - Confere, que se instalou em 10/03/66, na cidade do Rio de Janeiro, administrado e conduzido pelo Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, nome importantíssimo no contexto histórico da nossa classe. 

     Cabe ressaltar, como ponto importante da nossa história, que todas as conquistas da categoria foram conseguidas com muito trabalho e dedicação dos Diretores e Conselheiros que serviram as Entidades, devendo sempre ser seguido como exemplo.

  

FATOR HISTÓRICO:

 

DIA PAN-AMERICANO DO REPRESENTANTE  COMERCIAL

 

     Uma dúvida sempre pairou entre as pessoas que exercem a profissão de representante comercial. Onde e porque foi escolhido o dia 1º de outubro como o Dia Pan-americano do Representante Comercial. 

 

No texto a seguir o CONFERE pretende esclarecer esse questionamento.

 

    O dia 1º de outubro foi declarado Dia Pan-americano dos Viajantes, Agentes e Representantes Comerciais, no Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, realizado em Buenos Aires, entre 25 de setembro e 02 de outubro de 1937. Neste evento além de delegados pertencentes a diferentes organizações da Argentina, participaram representantes do Brasil, Chile, México e Uruguai, com a finalidade de analisar e intercambiar experiências das problemáticas trabalhistas da América Latina. A realização deste encontro contribuiu para fortalecer o avanço em direção a uma regulamentação legal para proteger e enaltecer o trabalho dos Representantes Comerciais.

bottom of page